quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Desastre inevitável?


'CHats de ciência' desta semana aborda a polêmica sobre o aquecimento global e a relação entre nosso modo de vida, o sistema econômico capitalista e a saúde do planeta.
Por: Marcelo Garcia
Publicado em 05/09/2012 | Atualizado em 05/09/2012
Desastre inevitável?
Ricardo Iglesias fala sobre nosso modo de vida pouco sustentável e sua relação com as mudanças climáticas. (fotograma: reprodução)
Na esteira do debate ambiental reavivado pelas mais recentes alterações no Código Florestal, nesta semana a série 'CHats de ciência' apresenta a polêmica sobre o aquecimento global. O fenômeno, afinal, seria consequência do nosso modo de vida pouco sustentável? É possível pensar na adoção de energias alternativas em larga escala? Ou estamos a caminho de um desastre inevitável? 
Quem se embrenha por essa discussão é o ecólogo Ricardo Iglesias, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No vídeo, ele aborda a necessidade mundial crescente de energia, petróleo e alimentos e debate a inviabilidade do sistema capitalista, para tentar prever as possíveis consequências não só ambientais, mas sociais e econômicas, do esgotamento da Terra. 
Por sua atualidade e importância, o tema do aquecimento global está sempre em pauta na Ciência Hoje On-line – é regularmente abordado, por exemplo, na nossa coluna‘Planeta em transe’, publicada pelo biólogo Jean Remy Guimarães, também da UFRJ. Em julho, os textos de Guimarães foram publicados em formato de livro, com o títuloTerra em transe, no contexto das comemorações dos 30 anos do ICH
Na série de vídeos ‘CHats de ciência’, produzida pelo Instituto Ciência Hoje, especialistas apresentam de forma simples, curta e dinâmica temas atuais e instigantes do mundo científico. Os ‘CHats’ vão ao ar quinzenalmente, alternando com as edições do nosso podcast, o Estúdio CH.
As primeiras sete produções foram realizadas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Nossa intenção é dar continuidade ao projeto, mas vale reforçar que, para isso, contamos com a colaboração de nossos leitores, que podem opinar e sugerir novos temas a serem abordados – basta utilizar os comentários abaixo ou entrar em contato pelas nossas redes sociais.

Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário